Viajar nos Livros, um bom começo !
O que desejo para 2013? Uma boa viagem! Para dentro de mim e para outras culturas pelo Brasil e pelo mundo.....
Paixão índia – Javier Moro
Ahhhh...a encantadora história de Anita Delgado, uma andaluza bailarina que se transformou em princesa na Índia. Comprei esse livro para continuar sonhando em conhecer a Índia (e ainda não foi possível!). Essa andaluza foi desposada por um marajá indiano que de tão apaixonado, construiu um palácio e a transformou em princesa. Mas Anita não era sua única mulher e isso trouxe ciúmes e conspirações que transformaram sua vida. Apesar do amor incontestável, o choque cultural entre oriente e ocidente e os costumes tornam esse livro dramático. Anita tinha muita solidão, mesmo tentando aprender a cultura e fazer parte de um mundo tão diferente. No decorrer da vida, o que começou com a paixão ardente e muito sensual, desgastou-se e a solidão foi implacável....uma história belíssima que vale continuar sonhando em ir á Índia.
Madalena – Herculano Pires
Meio estranho falar desse livro (que é espírita) sobre Madalena, tenho alguns livros sobre a vida dela, mas elegi esse! Não tenho pretensão de levantar questionamentos religiosos, apenas me reservo o prazer de conhecer as muitas histórias sobre essa linda mulher. Não importa o que é verdade ou não. Para mim, o que vale é consistência da leitura e seu encantamento. O mistério de Madalena sempre está presente na mente feminina e uma boa leitura como essa pode levar a um mundo desconhecido ou irreal. Esse livro me inspirou a conhecer seus caminhos que levam para vários lugares. Onde ela viveu? Como viveu? Em todas as leituras que fiz sobre ela, tem um caminho que é comum: A França!...quem sabe um próximo roteiro....
Comprei esse livro no aeroporto com destino à Turquia. Um romance para embalar o desconhecido. E foi uma grata surpresa, pois a história se passa durante o reinado dos reis normandos, na Sicília do século XII, romanos, gregos, árabes e judeus onde todos viviam em harmonia. A história é sobre um jovem que trabalha para um muçulmano e que acaba sendo envolvido numa conspiração contra o rei. Durante esses conflitos, ele reencontra uma antiga paixão e conhece a misteriosa e sensual dançarina Nesrin. Um homem atormentado pelo amor e pela paixão. Imagina ler esse livro na paisagem da Turquia!!!!
O Retorno – Victoria Hislop
Um presente e que me inspira a pensar num futuro. Esse livro fala de Sonia Cameron que começa suas férias na Espanha, em Granada, deixando uma vida programada em Londres com um marido previsível. Uma vida árida, sem emoção.Ela conhece um senhor, dono de um café em Granada, que torna-se um grande amigo e passa a contar a ela uma história tensa e dura sobre a Guerra Civil Espanhola e alguns personagens locais encantadores e marcantes de uma mesma família que se dividem nas ideologias políticas, à medida que a Guerra destrói lares e cidades. Um desses personagens se refugia na paixão pelo flamenco e o destino se encarrega de transformar a vida dessa personagem, que reflete na vida de Sonia. Uma preciosidade que remete a um resgate histórico lindíssimo da Guerra Civil Espanhola com o desenrolar de uma vida sem emoção, e, claro...na cidade de Granada...e não tem uma vez que quando estou lá não me lembre desse livro!
Eu comprei esse livro na minha viagem para o Chile, em Santiago, mais pela curiosidade do que gosto. Que grata surpresa, pois fala da história de Garcia Marquez entre 1927 e 1950, uma narrativa sobre sua infância e vida. Conhecendo a vida de um escritor, a gente entende seus livros, seus medos e anseios. A vida real está refletida nas suas obras e esse livro faz uma ponte muito clara sobre isso. Uma leitura engraçada e forte.
La Isla Bajo el Mar – Isabel Allende
Isabel Allende me conquistou definitivamente. E esse livro me abriu a mente para conhecer Cuba e arredores, assim como New Orleans (estão na wish list). Apesar de ser um romance, a autora tem compromisso com as questões históricas. Narra a vida de uma escrava em Santo Domingo, que se chama Zarité que serve com seu corpo e sua vida a um fazendeiro sórdido e avarento. O caminho para a liberdade é árduo e sem esperanças, mas ao ser levada para New Orleans, uma nova etapa e novas descobertas, emolduradas pela formação de uma nova sociedade. Emocionante e contagiante, sem falar que é uma visão da escravidão bem parecida com o que vivemos no Brasil.
La Suma de Los Días – Isabel Allende
Uma preciosidade esse livro porque, diferente de seus romances, é a história de vida de Isabel Allende, depois da morte de sua filha, já vivendo na Califórnia. Narrativa franca, engraçada e cheia de passagens que poderiam ser na nossa família. É surpreendente ver o seu amadurecimento após a perda e sua predisposição em viver um grande amor. Uma história de família, brigas, encontros, decisões e partidas, sempre com o tom irônico da autora.
A história do Brasil tem nuances maravilhosas que fogem dos livros escolares. É importante aprender o básico, mas depois de um tempo, temos obrigação de entender nossas raízes que definiram nossa cultura. Que D.Pedro I era um “Dom Juan” declarado, todos sabemos. Que a Marquesa de Santos ficou conhecida como a amante eleita, também é fato. Que a Leopoldina passou o pão que o diabo amassou nas mãos de D.Pedro I, também é de conhecimento geral. Mas a influência que a amante teve nas decisões políticas nesse período, é mais que surpreendente. D.Pedro I demonstra a omissão e, ao mesmo tempo, a impulsividade nas questões amorosas e políticas. Ele não conseguia separar as coisas. Uma história forte e amargurada, mas que (de alguma forma) explica alguns estereótipos que existem no Brasil.
A Carne e o Sangue – Mary Del Priore
Para continuar a entender melhor a vida da Marquesa (Domitila), eu conheci esse livro que retrata a convivência de D.Pedro I com a esposa que era responsável pela linhagem real e lealdade ao império e a amante que proporcionava prazer. Aqui tive a chance de ter a visão da mulher esposa que enfrentou tanta dificuldade para manter-se casada. A descrição de uma vida complicada e cheia de remorsos. Esse triangulo amoroso escandalizou e faz parte de nossa história. Nesse livro entendi melhor a cultura do Rio de Janeiro e a formação da sociedade de São Paulo.
Lamentavelmente li esse livro depois da viagem que fiz à Itália. Nessa viagem, encantei-me com o Renascimento e me surpreendi com o Vaticano. Em 'Os segredos da Capela Sistina', a história é uma defesa de que Michelangelo teria inscrito nos afrescos da Capela Sistina mensagens que permaneceram ocultas por mais de cinco séculos. Ressalta o conflito do artista com o poder da Igreja e suas convicções religiosas. O livro mostra detalhes sobre a Capela Sistina com mensagens antagônicas à doutrina cristã. O pintor não utilizou nenhuma figura cristã na Capela, retratando personagens da Bíblia Hebraica. Uma verdadeira aula sobre as motivações do artista, os anos de formação intelectual e o fascínio pela cultura judaica.
Mulheres Francesas não Dormem Sozinhas– Jamie Cat Callan
Não é só de história que vivo! Gosto de conhecer coisas simples e esse livro me chamou a atenção porque pretendo voltar em Paris e quero entender melhor essa cultura cosmopolita descompromissada pela qual as mulheres de lá são famosas. É divertido, mas não acho que seja um manual. As mulheres francesas são famosas pela beleza, elegância e simplicidade emocional, diferentes de nós, brasileiras, que somos por natureza, passionais! O que mais me chamou a atenção no livro é a autoconfiança. Morro de inveja!!! Um livro para descomplicar e divertir!
Esse foi o ultimo que li, entre o Natal e o Ano-Novo (2012/2013). Martha Medeiros narra de uma forma muito simples suas viagens, cujo enfoque é a experiência pessoal. Parece um diário e para minha grata surpresa, a vivência dela no Marrocos e Istambul foi muito parecida com a minha. É um livro para inspirar, até porque, todos os relatos foram experiências vividas. Para quem quer viajar...é uma boa inspiração.
Estou esperando o post da sua alegre passagem pela Veneza Brasileira. Espero encontrar aqui um pouco das suas andanças pelas terras de Mauricio de Nassau.
ResponderExcluir