10 julho, 2012

ANDALUZIA - Córdoba, uma janela Andaluza por Patricia Vieira

De Córdoba remeto 02 coisas que me fascinam: a Mesquita Catedral que retrata a história muçulmana e cristã e que está perto do Bairro Judeu e as obras de Julio Romero de Torres, um artista que tão bem e forte soube retratar a mulher “gitana, andaluza, flamenca”.  E quem trouxe uma grande vivência de Córdoba, foi a Patricia Vieira, que esteve em Andaluzia recentemente, embevecida pela história, pela cultura e pelo flamenco. Inspirada por Andaluzia e suas janelas, Patricia Vieira registrou no blog Janelas Andaluzas todas as janelas que ela viu (abertas e fechadas) de Andaluzia e com elas, o registro de suas descobertas mais íntimas...


 “...De Granada, partimos para Córdoba, que é uma cidade acolhedora e “árabe”. Ficamos hospedados de frente para a Mesquita, caminhamos pelas ruelas da cidade, fomos a um concerto de música árabe, comemos muito bem a preços muito bons, provamos a melhor sangria, desfrutamos de toda atmosfera andaluz da cidade. Antes de ir a Córdoba, li uma obra altamente recomendável: “O Ornamento do Mundo” de Maria Rosa Menorca. Se você é um curioso sobre o mundo andaluz, leia esse livro.
Em Córdoba, recomendo um espetáculo de flamenco e a degustação de um delicioso salmorejo cordobés e um “tinto de verano”. De tudo, ficou uma certeza: a Andaluzia tem um pouco da minha alma e os andaluzes e os brasileiros têm muito em comum. Para um pequeno registro do meu olhar sobre “a minha Andaluzia”, fiz o Janelas Andaluzas, que pode ser visitado. Talvez as imagens falem mais do que todas essas palavras...”

Patrícia Vieira, linguista, 36 anos, casada há 10 anos com Sérgio Ricardo, cantor lírico, 37 anos, mora em Brasília e é mãe de gêmeas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por seu comentário.

Andrea L. Pires
Com Salto e Asas

Andrea Pires

Tags